Igreja comemora 139 anos
A Paróquia São Luís Gonzaga completa 139 anos nesta terça-feira (31). Desde a chegada dos imigrantes pioneiros, que em 4 de agosto de 1860 instalaram o núcleo colonial Itajahy (Brusque), o diretor da Colônia, barão austríaco Maximilian von Schneéburg, reivindicava junto ao governo provincial um sacerdote católico.
Em 9 de junho de 1861, a colônia Itajahy (Brusque) recebeu a primeira visita eclesiástica. Proveniente da freguesia (paróquia) São Pedro Apóstolo, de Gaspar, Padre Francisco Maximiliano Alberto Gattone permaneceu sete dias com os colonos. Em 1862, Schneéburg oficia ao presidente da Província de Santa Catarina, Padre Dr. Vicente Pires da Mota, reivindicando a criação da Freguesia.
Na sede da colônia, as funções religiosas eram realizadas, inicialmente, num galpão que abrigava imigrantes e, posteriormente, numa frágil capelinha. Pedro José Werner e Pedro Jacob Heil, em 21 de maio de 1864, solicitaram a administração da colônia permissão para construírem com recursos próprios e de outros fiéis, uma igreja na sede.
A igreja localizava-se onde atualmente encontra-se a matriz São Luiz Gonzaga. A freguesia de São Luiz Gonzaga, reivindicada por Schneéburg desde 1862, foi criada em 31 de julho de 1873, através da Lei Provincial nº 693. Os vastos territórios dos atuais municípios de Nova Trento, Botuverá, Guabiruba e Brusque integravam a freguesia de São Luiz Gonzaga.
Colaboração de Texto: Paulo Vendelino Kons
Colaboração: Alain Rezini